October 22, 2018

March 14, 2018

Please reload

Posts Recentes

10 Fatos incríveis sobre as cores

October 25, 2018

 

As cores estão em todo lugar. No nosso cotidiano, nas nossas roupas, na natureza, na decoração da nossa casa, nos alimentos, nas lojas, nos livros, em objetos, brinquedos e até mesmo dentro da gente! Mas será que nós conhecemos o efeito que ela causa em nós? Será que estamos conscientes do seu poder de influência nas nossas escolhas do dia a dia e no nosso estado psicológico e emocional? Conheça 10 fatos incríveis sobre as cores e aumente sua percepção sobre elas.

 

Fonte: www.ucreative.com  

 

 

1) OS BEBÊS ENXERGAM O VERMELHO

 

Estudos recentes mostraram que bebês de até 2 semanas de idade já podem distinguir a cor vermelha. Provavelmente porque o vermelho tem o maior comprimento de onda entre as cores, tornando a cor mais fácil de processar pelos receptores e nervos em desenvolvimento nos olhos do bebê.

 

 

2) A COR ROSA ACALMA

 

Aparentemente, a cor rosa suprime a raiva e a ansiedade devido ao seu efeito calmante. É por isso que algumas prisões americanas e instituições de saúde mental pintam suas paredes de cor-de-rosa para controlar o comportamento daqueles prisioneiros e pacientes que estão em grande desequilibro ou que apresentam graves distúrbios de comportamento.  

 

 

3) CARRO BRANCO EVITA ACIDENTES

 

A cor mais segura para o uso de carros é a branca. Com base em estudos, a cor branca é a mais visível em todas as condições climáticas, com exceção da neve. O amarelo-limão é a cor mais visível na estrada, porém é difícil encontrar compradores para veículos com esta cor. Por essa razão, recomenda-se a escolha de um carro branco para evitar acidentes e fazer viagens mais seguras.  A cor prata está em segundo lugar na escolha dos motoristas, mas ela pode gerar invisibilidade durante fortes chuvas, neblinas e tempestades. O carro branco é mais seguro.

 

 

4) CROMOFOBIA OU MEDO DAS CORES

 

Essa é uma doença rara e estranha, mas ela existe! Algumas pessoas simplesmente temem as cores e tendem a se isolar numa tentativa de evitar o contato com as cores do mundo. Essa é uma doença psicológica e irracional que pode estar relacionada a algum forte trauma do passado.

 

 

 

 

5) AS CORES AFETAM NOSSA PERCEPÇÃO ESPACIAL

 

Cores quentes como amarelo, vermelho e laranja fazem o ambiente parecer menor e geram uma sensação de aproximação. Já as cores frias como azul, verde e roxo ampliam o espaço e dão a sensação de afastamento.

 

6) AS CORES AFETAM O PALADAR

 

Descobertas recentes mostram que as cores afetam a maneira como provamos os alimentos. Por exemplo, uma xícara laranja ou cor de creme definitivamente faz com que o sabor do chocolate seja melhor do que em qualquer outra xícara com uma cor diferente. As cores dos alimentos e a harmonia cromática na mistura e elaboração dos pratos também afetam o paladar.

 

 

 

7) A COR VERMELHA PODE CAUSAR BAIXA AUTOESTIMA EM EXAMES

 

A cor vermelha pode prejudicar o desempenho nas tarefas escolares porque está associada à falha, ignorância e incompetência. Professores poderiam criar outros sistemas de avaliação, evitando a “nota vermelha”, para não traumatizar as crianças.  

 

 

8) MOSQUITOS ADORAM A COR AZUL

 

Ao planejar uma aventura no camping, é melhor deixar suas camisas escuras em casa, a menos que você seja um amante de mosquitos. Pesquisas mostram que os mosquitos são atraídos por cores escuras, especialmente azuis. Então, use camisas leves e mangas compridas soltas em cores claras se quiser evitar o ataque de mosquitos.

 

 

9) A COR AMARELA PODE DAR TONTURA

 

A cor amarela pode causar náusea, por isso é evitada em aviões. Acredita-se também que o amarelo puro e brilhante é a cor mais irritante devido à estimulação excessiva dos olhos! Talvez seja melhor evitar o amarelo gema de ovo ou intenso em reuniões sérias de trabalho ou em eventos que você precise transmitir confiança e responsabilidade.

 

 

 

 

10) PRETO E BRANCO NÃO SÃO MEMORÁVEIS

 

Se você está tendo dificuldades em recordar uma cena de um antigo filme em preto-e-branco ou anotações que foram escritas usando caneta preta no papel branco, talvez a cor (ou a falta dela) tenha algo a ver com isso. Os psicólogos descobriram que as pessoas  tendem a se lembrar melhor da versão colorida de uma imagem comparada a uma versão em preto e branco dela. Eles acreditam que isso ocorre porque a cor tem um apelo mais forte aos sentidos, ativando partes do cérebro que estão ligadas à memória.

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Siga
E-book gratuito!

CONHECE-TE A TI MESMO

 
Tamara Ramos Feijó
Todos os direitos reservados - 2020