October 22, 2018

Please reload

Posts Recentes

Cabelo à francesa!

May 16, 2018

 

Uma das perguntas que mais recebo das leitoras é a seguinte: - Tamara, como as mulheres francesas usam o cabelo? Elas pintam? Elas lavam? Preferem curto ou comprido?

 

Bom, esse é um tema controverso e há muita gente opinando quando o assunto é cabelo na França. Então hoje vou falar um pouco sobre algumas regras que descobri, e também sobre muitas variações que quebram totalmente as regras! Rsrssrs

 

Quem me acompanha sabe que passei 4 anos estudando o estilo das mulheres francesas, e que parte da minha pesquisa inclui: mais de 40 livros lidos, duas viagens à França, formação em consultoria de imagem pela escola francesa Ecole Supérieure de Relooking, e cursos sobre o assunto com mulheres originárias do próprio país em questão. Todo esse estudo resultou nos livros do KIT PARIS, onde você vai encontrar tudo o que precisa para adaptar seu estilo ao das musas francesas.

 

Mas depois de consumir TODAS AS INFORMAÇÕES disponíveis sobre o tema, acabei desenvolvendo meu próprio olhar e opinião sobre as francesas.

Então vamos começar sobre a opinião formal das francesas sobre a questão do cabelo...

 

Em TODOS os livros que li, entrevistas que assisti e cursos que fiz, a regra geral é a seguinte: AS MULHERES FRANCESAS PREFEREM OS CABELOS AO NATURAL. Segundo a literatura especializada, as francesas procuram manter a cor dos cabelos próxima ao natural (tingem apenas dois tons abaixo ou acima da cor original), gostam de cabelos longos e não lavam todos os dias.

Isso posto, bora quebrar as regras! Rsrsrs

 

O que eu vi nas ruas de Paris, e o que vejo no mundo das celebridades francesas, é um pouco diferente disso...

Pra começar, os maiores ícones de estilo e sensualidade da França tingem o cabelo radicalmente! Pelo menos uns 20 tons acima do original! Rsrsrsrs

 

A lista é extensa:

 

Brigitte Bardot – a primeira da lista, revelou em sua biografia que a melhor coisa do mundo que lhe aconteceu na vida foi mergulhar a cabeça num pote de Blondor! Será que a BB seria o fenômeno que foi se tivesse mantido os cabelos castanhos escuros, sua cor original? Pouco provável...

 

Catherine Deneuve – Outro ícone do cinema francês, Deneuve revelou recentemente que seu sucesso estrondoso deve-se parcialmente  à descoloração total dos seus cabelos escuros. Quem duvida que as luzes intensas a colocaram no hall da fama?

 

Melaine Laurent – a atriz Melaine Laurent já possui a pele clara e os olhos verdes, mas aquele cabelo super platinado tem dedo de descolorante!

 

Lea Seydoux – a bond girl francesa mais charmosa da atualidade, descoloriu tudo e ficou linda!!!

 

Josephine la Baume – cantora e atriz francesa, trocou o castanho natural pelo ruivo e se tornou uma das queridinhas mais cool do cenário parisiense.

 

 

Como podem ver, essa teoria de que as mulheres francesas preferem os cabelos ao natural não é tão correta assim. Na verdade, o que vi nas ruas de Paris foram cabelos lindos de várias cores e de vários cortes: mel, ruivo, louro, curto, médio e longo.

Mas quem leu meus livros sabe que para seguir o estilo chic parisiense há sim algumas regrinhas! Então agora vou te contar sobre algumas delas que considero válidas, e que reparei nas francesas.

 

 

1)      Cabelo despenteado e bagunçado:

 

Embora a questão da cor não seja uma regra rígida como muitos escritores sobre o estilo gostam de pregar, o volume tem regras claras. As francesas não usam os cabelos escovados , lisos e escorridos como gostamos de usar aqui no Brasil. Você dificilmente  verá uma francesa fazendo progressiva, botox, relaxamento ou chapinha nos cabelos. Elas preferem os cabelos com mais volume, e gostam do aspecto “acabei de acordar e vim”.  Muitas delas dormem com cabelos úmidos só pra criar aquele efeito despenteado que eu acho super sensual. Mesmo as mulheres francesas negras não gostam de modificar a estrutura natural dos fios com formol. Elas também usam seus cabelos ao natural, e investem muito nos cremes e produtos mais caros e inovadores.  

 

 

 

2)      Secador:

 

Esqueça o secador se deseja experimentar os cabelos à francesa! Elas não usam mesmo! Pelo que pude ver, a maioria das francesas prefere secar ao natural, justamente por causa do aspecto selvagem modelado pelo vento. Oui, voilá.

 

 

3)      Shampoo seco:

 

Gente, elas amaaaaaaaaaam shampoo seco! Em toda farmácia francesa você vai encontrar uma dúzia de marcas para todos os tipos de cabelos. Sinceramente? Eu não consegui me adaptar a isso. Até porque lavo meus cabelos diariamente, o que nos leva direto ao próximo tema.

 

 

4)      Lava dia sim, outro não, outro também não, não, lava sim.

 

 

Tá aí uma coisa que reparei não só nas francesas, mas nas mulheres europeias de modo geral. A maioria não lava os cabelos todos os dias. Existe mesmo uma crença na Europa de que lavar todo dia faz mal para o couro cabeludo e enfraquece os fios. E como o clima é muito mais frio do que aqui, parece que não há mesmo muita necessidade de lavar diariamente. Eu morei na Europa por um ano e nunca consegui ficar sem lavar meus cabelos (hábito?). E elas viviam indignadas comigo! Rsrs E aí vinham sempre com a dica 3: - Tamara, é só passar um shampoo seco! Non, merci.

 

 

5)      Corte de cabelo: a franja

 

Atualmente a franja virou uma febre no mundo da moda por causa de algumas celebridades francesas que as adoram! Caroline de Maigret, Jeanne Damas e Lou Doillon, parecem ter se inspirado no icônico look de Jane Birkin. Elas realmente adoram uma franja, que elas mesmas cortam – acredito que com a tesoura da cozinha. Ah, essas francesas...

 

6)      Cor fantasia nem pensar!

 

Embora as francesas adorem um Blondor, isso não significa que elas irão pintar os cabelos de azul, roxo, rosa... Eu não vi um único cabelo colorido quando estive na França. Ines de La Fressange, escritora francesa, disse que as mulheres têm até os 17 anos para pintarem os cabelos como os punks, depois disso, não dá! Elas são mesmo super elegantes, e cabelo colorido não combina com o estilo refinado, sensual e poderoso que elas gostam de ostentar.

 

 

7)      Sobre o tamanho do corte

 

Esse também me parece um tema bem aberto. Vi de tudo na França. O que não vi muito foram cabelos super longos, do tipo Rapunzel, que algumas brasileiras gostam de usar. Os cabelos variam do curto ao longo na altura um pouco abaixo do pescoço, mas nunca abaixo da cintura! Elas cuidam do corte e da cor, e preferem cabelos mais simples e elegantes.

 

 

É isso meninas, isso é tudo o que aprendi sobre os cabelos das francesas. Incluí algumas fotos para vocês conhecerem e se inspirarem. Se você é louca pelo estilo parisiense – como eu! – te convido a visitar o site, baixar meu e-book gratuito e assistir as 3 aulas de estilo parisiense do Workshop que realizei no início deste ano. É tudo FREE!!! Vem comigo pra Paris!

 

 

MEU SITE É A DISNEYLANDIA PARA QUEM AMA PARIS!

VISITE AQUI!

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Siga
E-book gratuito!

CONHECE-TE A TI MESMO

 
Tamara Ramos Feijó
Todos os direitos reservados - 2020