October 22, 2018

Please reload

Posts Recentes

7 benefícios da lavanda francesa

March 9, 2018

 

A lavanda francesa é conhecida pela sua fragrância deliciosa, pela beleza da sua cor e pela versatilidade de suas propriedades terapêuticas. O óleo de lavanda possui propriedades antissépticas, antibiótica e analgésica, sendo um poderoso aliado na cura de uma série de sintomas.  

 

Proveniente da região da Provença, no sul da França, a lavanda floresce entre meados de junho e meados de agosto, data considerada ideal para ver os incríveis campos lilases que nos relaxam e nos fazem sonhar.  

 

Dentre todos os óleos essenciais existentes, o de lavanda é considerado o mais versátil. Além das propriedades calmantes e relaxantes, ele ainda cura a acne, picadas de abelha e regula o sono.

 

No livro “Monte seu spa caseiro” há diversas receitas para você fazer em casa usando o óleo de lavanda e outros óleos essenciais. Os óleos jamais podem ser aplicados puros, diretamente sobre a pele, pois podem queimar, manchar e causar irritações. Portanto, se você se interessa pelo tema, recomendo fortemente a leitura deste livro.

 

 

 Conheça agora 7 benefícios do óleo de lavanda:

 

 

1- Melhora o sono.

 

Sempre que estou estressada, aplico 2 gotinhas de óleo de lavanda sobre a fronha limpa e seca. Logo que deito a cabeça no travesseiro sou inundada pelo aroma dessas flores provençais e relaxo muito rapidamente. A lavanda sempre me ajuda a ter um sono mais profundo.  

 

 

2. Alivia picada de inseto

 

Para aliviar a ardência de picadas de inseto ou abelhas, molhe um pedaço de algodão e pingue nele 3 gotinhas de óleo de lavanda. Aplique o algodão apenas sobre o local da picada. A lavanda melhora a coceira e diminui o inchaço do local.  

 

 

3 – Cortes

 

Em caso de cortes, aplique uma gota de óleo essencial diretamente sore a ferida, pois ele estancará o sangue e atuará como antisséptico, desinfetando o ferimento. A lavanda foi um óleo muito utilizado pelas enfermeiras durante a  2ª Guerra Mundial, por causa do seu efeito antisséptico.

 

 

4 – Acne ou eczemas  

 

Por incrível que pareça o óleo de lavanda melhora muito a pele com acne. Eu possuo rosácea e também utilizo a lavanda para secar e controlar as erupções cutâneas. Em uma pequena vasilha de vidro, junte uma colher de sopa de argila rosa, água filtrada (para gerar uma pasta) e acrescente 3 gotas de óleo de lavanda a esta mistura. Aplique a máscara na pele limpa e seca, aguarde 20 minutos, e retire com água fria. Sua pele se tornará iluminada, cicatrizada e limpa. Essa é uma das minhas receitas preferidas para tratar a rosácea.

 

 

5 – Náuseas ou enjoos

 

Se estiver com náuseas, experimente aplicar duas gotinhas de óleo de lavanda atrás da orelha ou ao redor do umbigo. Melhora bastante.        

 

 

6 – Caspa

 

Depois que lavar os cabelos, retire o shampoo e aplique várias gotinhas de óleo de lavanda no couro cabeludo úmido, e massageie para absorver. Essa receita melhora a caspa.   

 

 

7– Relaxamento

 

Esquente um pouco de água, coloque num recipiente de vidro e adicione 5 gotas de óleo de lavanda. Deixe o recipiente próximo a você para que possa ser inalado enquanto descansa.  

 

 

Compre o e-book "O guarda-roupa de Paris" e ganhe o e-book  "Monte seu spa caseiro!", repleto de receitas, imagens e dicas para você montar um espaço relaxante em sua casa inspirado pelos melhores spas da França. Saiba mais: www.tamararamosfeijo.com 

 

 

 

 

Share on Facebook
Please reload

Siga
E-book gratuito!

CONHECE-TE A TI MESMO

 
Tamara Ramos Feijó
Todos os direitos reservados - 2020