October 22, 2018

March 14, 2018

Please reload

Posts Recentes

Você se veste para o sucesso?

March 5, 2018

 

A primeira impressão se forma em três segundos. Só de olhar pra você, as pessoas já fazem um julgamento a seu respeito de forma rápida e inconsciente.

 

A roupa que escolhemos transmite uma mensagem poderosa por meio da linguagem não-verbal, que é instantaneamente decodificada pelos outros com base em seu sistema de crença, sua educação e seu gosto pessoal.

 

Muitas pessoas se chateiam com isso, pois acreditam que a imagem não reflete bem o nosso interior. Algumas pessoas dizem: “Ah, não é justo ser julgada pela minha aparência. É preciso me conhecer primeiro para só depois poder me julgar...”  

 

O que essas pessoas não sabem é que a forma como nos vestimos pode sim revelar nossas competências, habilidades e talentos. Não há inseparabilidade entre a forma como nos apresentamos ao mundo e a forma como nos vemos. Nosso estilo revela nosso background cultural, nossas referências, leituras, viagens, educação. As escolhas que fazemos na hora de vestir revela uma parte importante de nós.   

 

O fato é que tendemos a admirar o que está em ressonância conosco, e a repelir o que não está. Por isso o primeiro contato é tão importante, pois se algo na nossa imagem causar uma má impressão em nosso interlocutor, ele não vai querer investir mais tempo em nos conhecer.

 

Meu trabalho como consultora de imagem, e palestrante sobre imagem profissional em empresas, me trouxe experiências interessantes sobre esse tema. Já vi pessoas profissionalmente respeitadas perderem uma promoção por causa da forma como se vestiam.

 

Eu mesma já deixei de contratar um profissional por causa de sua roupa toda amassada, seu cabelo despenteado e sua barba por fazer. Seu aspecto geral me deu a impressão de que se tratava de uma pessoa desleixada, o que me levou a crer que ele realizaria um trabalho tão desleixado quanto a sua imagem.  

 

Em outra ocasião, o dono de uma grande empresa imobiliária me revelou que não promoveria sua melhor funcionária pelo fato dela não se maquiar e não arrumar os cabelos. Abordei o assunto durante a palestra, e ela afirmou que não iria perder quinze minutos do seu sono para passar batom ou pentear os cabelos. Resultado? Outra pessoa foi promovida em seu lugar, mesmo não tendo nem 1/3 da sua experiência.   

 

Quando abrimos nosso guarda-roupa pela manhã, precisamos pensar na mensagem que iremos transmitir por meio da nossa vestimenta. No ambiente de trabalho interagimos com muitas pessoas, e várias oportunidades estão escondidas como pedras preciosas sem que a gente perceba.  Acredite ou não, as pessoas estão observando você. 

 

Donos de empresas estão sempre em busca de profissionais competentes que sejam capazes de assumir mais responsabilidades. Porém, geralmente, as promoções levam as pessoas a participarem de mais reuniões, interagirem com mais gente e a aumentarem sua base de contatos.

 

Quanto mais elegante for sua imagem, maiores as chances do seu crescimento profissional.

Isso também é verdade quando se trata de empreendedores e empresários. Empreendedores também precisam aumentar sua base de contatos e conquistar novos clientes, portanto, é fundamental que estejam vestidos à altura do sucesso que desejam alcançar.   

 

Meu trabalho como consultora, escritora e empreendedora sempre me trouxe muitas oportunidades, mas também muitos desafios com relação a minha própria imagem. Depois dos trinta anos, meu corpo mudou, minha carreira alavancou, e eu entrei em crise porque não sabia como adequar a minha imagem àquela nova situação da minha vida.

 

As peças do meu antigo guarda-roupa não me levariam ao sucesso que eu estava determinada a alcançar. Por isso comecei a sentir urgência em reestruturar e lapidar a minha imagem.

Quando resolvi fazer o curso de consultoria de imagem, nunca imaginei que ele se tornaria uma profissão. Fiz o curso em busca de conhecimento pra poder realizar mudanças mais assertivas em minha aparência, mas as transformações que fiz – sem precisar de plástica, dieta, botox, etc. – foram tão impactantes que acabou por inspirar minhas amigas, leitoras e clientes.  

 

Há dois anos atendo empresas e realizo workshops para que as mulheres alcancem sua melhor versão dentro do ambiente profissional. Por isso hoje gostaria de compartilhar com vocês 5 dicas poderosas para que você também comece a se vestir para o sucesso.

 

 

 

1 – Busque conhecimento

 

Acompanhe o Instagram de mulheres executivas bem sucedidas, leia livros sobre imagem  ou busque inspiração no Google pesquisando fotos das empresárias e executivas que sejam reconhecidas por sua elegância. Exemplo:

 

  • Andrea Natal – Gerente geral do Copacabana Palace

  • Maria Silvia Bastos Marques – Ex-diretora do BNDS

  • Denise Pavarina – Diretora executiva do Bradesco

  • Gisela Mac Laren – Dona do estaleiro Mac Laren Oil

 

O modo de se vestir das mulheres francesas também pode ser uma grande fonte de inspiração para você lapidar sua imagem profissional sem perder a jovialidade.

Quando comecei a pesquisar referências para modificar meu estilo, foi nelas que me inspirei.

 

Buscar inspiração em atrizes e celebridades pode ser uma armadilha. A maioria das celebs se veste para impactar e chamar a atenção da mídia pela sensualidade, e essa não é a imagem mais adequada ao ambiente corporativo.

 

 

 

2 – Faça compras de forma estratégica

 

 

Evite gastar seu salário com modinhas ou roupas que só possam ser usadas fora do ambiente de trabalho, como blusas com decotes, calças muito justas, estampas coloridas ou acessórios extravagantes. Crie uma base de roupas clássicas em seu guarda-roupa como calça de alfaiataria, blazers, saias lápis, vestidos elegantes, cores neutras e tecidos mais refinados como algodão e seda.

 

Roupas sensuais podem intimidar as colegas de trabalho, e causar constrangimento em seus clientes. Se você atende casais, uma aparência muito sensual pode repelir a esposa, que sentirá ciúmes e tentará levar o marido pra bem longe de você e da sua empresa. Isso é uma coisa que já vi acontecer pessoalmente, por isso fique atenta.

 

 

 

3 -  Bolsas e sapatos elegantes

 

 

Uma boa bolsa pode elevar sua aparência instantaneamente! Invista em uma boa bolsa clássica, de couro, bem estruturada e em cores neutras que combinem com tudo, como: preta, bege ou marrom escura. No livro  “50 peças essenciais – Guia ilustrado para montar seu guarda-roupa parisiense” há uma lista com os nomes e as imagens das bolsas mais icônicas e clássicas para você se inspirar.

 

Invista também em bons sapatos de couro. Evite os sapatos que deixem os dedos à mostra, pois se sua unha não estiver bem feita sua imagem será comprometida. Evite também os saltos muito altos e finos, pois eles incomodam e cansam os pés quando usados em longas jornadas de trabalho. Prefira os saltos baixos ou médios.  

 

 

 

4) Maquiagem adequada

 

Use maquiagem sempre! Um estudo americano concluiu que as mulheres que se maquiam chegam a ganhar 42% a mais do que as mulheres que não usam maquiagem alguma.  Prefira os tons neutros para sombras: rosa claro, marrom, pérola. Para os lábios prefira os tons nude, cereja ou rosa mais claro. Não carregue na maquiagem de trabalho, pois isso pode transmitir a mensagem errada.

 

Evite batons vermelhos muito intensos, pink, roxo, etc. Mantenha sua imagem limpa e refinada usando BB cream para uniformizar o tom da pele, rímel, um pouquinho de blush e só.

 

Cuide também dos cabelos, faça sempre a raiz e não vá trabalhar com os cabelos molhados, pois dá a impressão de que está atrasada! Mantenha os cabelos escovados e penteados. Cabelos bem cuidados também refinam a imagem pessoal.

 

 

 

5 – Cortes retos

 

 

Tenha preferência por roupas com bom caimento, cortes retos e que estejam no seu tamanho adequado. Evite roupas muito justas, minissaias, alça do soutien aparecendo, calcinha marcando a calça e transparências. Seja feminina sem ser vulgar. As roupas que usamos na balada não servem para o ambiente de trabalho. Isso pode parecer extremamente óbvio para algumas pessoas, mas acredite em mim, esses erros são os mais comuns que vejo nas empresas.

 

 

O sucesso profissional depende de uma série de fatores, e o cuidado com a imagem é um dos mais importantes!

 

Muitas empreendedoras teimam em dizer que isso não é importante, e dão como exemplo a imagem desleixada do Mark Zuckeberg, ou do Steve Jobs. O problema é que essas pessoas são uma em um milhão. No ambiente corporativo tradicional as regras são muito claras. Imagem desleixada repele promoções e nos faz perder contratos.

 

Essas dicas sobre os cuidados com a imagem deveriam ser ensinadas nas faculdades e nos cursos técnicos, mas, infelizmente, não são. Muitas pessoas possuem currículos invejáveis, mas o descuido com a imagem as impede de alcançar metas maiores.

 

Independente da sua idade, profissão, classe social, peso, cor ou estilo, recomendo fortemente que você estude as características das pessoas consideradas elegantes e bem sucedidas. Esse é um tipo de conhecimento que fará toda a diferença em sua jornada para o sucesso. Vale a pena investir!  

 

 

Se você se interessa por estilo, comportamento e imagem das mulheres francesas, conheça meus livros sobre o tema! Clique na foto abaixo ou acesse o site: www.tamararamosfeijo.com

 

 

Share on Facebook
Please reload

Siga
E-book gratuito!

CONHECE-TE A TI MESMO

 
Tamara Ramos Feijó
Todos os direitos reservados - 2020