Os 3 pilares da elegância

Segundo a autora francesa, Marie-Anne Lecoer*, os 3 pilares da elegância são: 1) Menos é mais; 2) Qualidade é melhor que quantidade; 3) A simplicidade deve vir em primeiro lugar.
1) MENOS É MAIS
Ontem eu estava assistindo ao programa ”Desengaveta” da GNT, onde celebridades brasileiras abrem seus closets para as câmeras e doam algumas peças para venda, cujo lucro será revertido para caridade. Fico sempre impressionada com a quantidade absurda de roupas penduradas nos closets das famosas! Geralmente, são peças de diversos estilos, cores, estampas, texturas e padronagens distintas. Tento combiná-las mentalmente na tentativa de criar looks versáteis, mas sempre me frustro, pois a maioria das peças não apresentam semelhanças entre si.
O closet das brasileiras, e também das americanas, é muito diferente do closet da mulher parisiense. Na França, um dos pilares da elegância está em possuir poucas peças, em cores neutras, que quando combinadas permitem a criação de infinitos looks.
Eu não sou adepta do armário cápsula, pois não acredito que exista um número fechado para a quantidade de roupas que alguém deva possuir. Mas acredito sim, que o excesso de roupas em cores, estampas e padrões diferentes dificultam a manutenção de um estilo mais refinado e elegante.
Foi Coco Chanel quem disse a famosa frase que representa o coração da ideia do menos é mais: “Antes de sair de casa, olhe-se no espelho e tire uma peça. Você sempre ficará melhor com menos.”
2) QUANTIDADE X QUALIDADE
Além de possuir uma quantidade imensa de roupas no armário, a brasileira ainda tem o hábito de sucumbir diante de promoções e pechinchas duvidosas. Comprar roupas de baixa qualidade é uma armadilha perigosa que pode deixar seu look com aparência de barato.
Antes de começar a pesquisar sobre o guarda-roupa da parisiense, o meu próprio closet era uma tristeza! Eu também possuía uma série de roupas de baixa qualidade, muito poliéster e peças estampadas que não combinavam com nada.
Depois que passei por esse longo processo de transformação – foram 4 anos de estudo, experimentação, doação de peças e mudança de estilo – comecei a priorizar a qualidade sobre a quantidade. Hoje eu possuo um closet super enxuto, mas todas as minhas peças possuem boa qualidade, combinam entre si e durarão por muitos anos.
3) MANTENHA A SIMPLICIDADE
Investir em cortes retos, cores neutras e acessórios clássicos, elevou o status do meu closet e enriqueceu a minha imagem.
Parece ser unanimidade entre as francesas a preferência pela simplicidade!
Você não precisa de joias caras, roupas de marcas, maquiagem carregada e acessórios extravagantes para ser mais elegante. Ao contrário! Quanto mais simples for sua produção na hora de se vestir pela manhã, mais elegante você ficará.
É claro que há alguns truques que elevam a imagem na hora de montar seu closet parisiense, e todas essas dicas estão explicadas no meu livro “O guarda-roupa de Paris”. Se você está mesmo comprometida a lapidar sua imagem em 2018, recomendo a leitura dos livros que são frutos de muito estudo e observação in loco, direto das ruas de Paris.
Mas por agora tenha em mente que um dos pilares da elegância, segundo as mulheres francesas, é a simplicidade. Simplifique seu guarda-roupa e ficará ainda mais chique e elegante!
* Marie-Anne Lecoer, escritora e fundadora do "The French Chic Academy": www.howtobechicandelegant.com
Se você se interessa por estilo, comportamento e imagem das mulheres francesas, leia o livro "O guarda-roupa de Paris"
